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Marketing para área da saúde: 4 estratégias para aplicar na sua marca.

Marketing para área da saúde: 4 estratégias para aplicar na sua marca

  • Postado por D'lucca & Jota Comunicações
  • 01/07/2021
  • Comunicação Integrada

Muitas empresas têm dúvidas se realmente vale a pena investir em marketing para área da saúde, mas podemos garantir que sim. Veja!

Quando o assunto é marketing para área da saúde uma das primeiras preocupações das empresas é sobre os desafios para realizar este trabalho, visto que a publicidade médica é fortemente regulamentada. Além disso, quando se trata de marketing digital e redes sociais, existe o receio de receber comentários negativos que possam comprometer a imagem corporativa. Contudo, é possível traçar estratégias que beneficiem a empresa sem ferir as leis que regem o setor, e ainda contribuam para o fortalecimento da reputação da marca.

O ponto-chave dessa estratégia é o relacionamento. Promover um diálogo próximo com o público-alvo por meio de pautas relevantes é fundamental para criar laços e estabelecer um vínculo de confiança, que será o grande responsável por transformar a sua audiência em consumidor da marca. Listamos abaixo algumas dicas que podem auxiliar. Confira!

 

Estratégias de marketing para área da saúde para aplicar já!

 

  • Conheça seu público

Para uma comunicação eficaz, é crucial mergulhar no perfil do público-alvo, compreendendo suas necessidades, interesses e preferências de interação. Isso envolve analisar dados de atendimento, padrões de reclamações e elogios na ouvidoria, além de mapear as principais dúvidas sobre agendamentos. Esses insights permitem desenvolver estratégias de comunicação mais precisas e alinhadas às expectativas do público.

Uma boa prática é o social listening, recurso dedicado a extrair insights a partir de comentários e conversas relevantes para a marca que acontecem nas redes sociais, com base em termos específicos ou temas associados à área de atuação do negócio.

Marketing para área da saúde: representação das principais etapas do social listening, monitorar, ouvir, interpretar e transformar.

  • Preste um bom atendimento

Este passo é apenas a base de uma estratégia robusta de relacionamento com o público. Para se consolidar no ambiente digital, é fundamental ir além da simples presença online. É preciso construir um fluxo de atendimento rápido, personalizado e genuinamente humano.  Por exemplo, as redes sociais, quando utilizadas com agilidade e empatia, deixam de ser apenas canais de comunicação e se tornam ferramentas estratégicas para fidelização, geração de confiança e fortalecimento da reputação da marca perante o mercado e os consumidores.

 

  • Inbound marketing

Já falamos por aqui sobre o inbound marketing para a área de saúde. Trata-se de um pilar importante no relacionamento entre marca e público é a entrega de informações. Uma estratégia de marketing de conteúdo divulgando questões de saúde, por exemplo, vai aumentar a visibilidade e autoridade no seu nicho e, consequentemente, fazer com que as pessoas busquem a empresa por conta da credibilidade e domínio no assunto. Ademais, a área da saúde possui um papel importante na conscientização e incentivo à prevenção de doenças. Aqui vale compartilhar lives, vídeos de especialistas, webinars e palestras, entre outras maneiras eficazes de demonstrar o conhecimento da equipe, conquistando maior confiança dos pacientes.

  • Gestão de crises

Talvez a principal ferramenta para criar vínculo e construir uma boa reputação para a marca são as redes sociais, onde os seguidores terão fácil acesso para tirar dúvidas, comentar e consumir os conteúdos. Aqui, é onde a marca precisa estar atenta às devolutivas, SAC, retorno de comentários, gerenciando esse relacionamento para que as pessoas tenham uma boa impressão da empresa. É importante ter “jogo de cintura” e se pautar em normas legais para tratar assuntos delicados, e evitar uma repercussão negativa. A dica é sempre tentar uma solução humanizada, demonstrando empatia e transparência.

Em resumo, um relacionamento de confiança entre a marca e o público está pautado, primeiramente, no profissionalismo e empatia. A transparência fará com que a marca mereça credibilidade e alcance uma boa reputação. Seja na internet ou no atendimento presencial, o paciente ou o consumidor sentem-se mais confortáveis quando percebem que estão recebendo informações e atendimento de forma clara e sincera.

A D´lucca & Jota é uma agência especializada, com forte atuação junto à indústria farmacêutica e áreas da saúde. Entre em contato conosco e dê esse passo.

Leia também: Marketing Farmacêutico: 3 boas práticas de conteúdo

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