Mesmo com legislação engessada na publicidade do setor de saúde, conquistamos excelentes resultados ao longo dos nossos quase 30 anos de mercado.
De acordo com um levantamento do Sindusfarma, 68% das marcas pesquisadas em junho do ano passado planejavam aumentar seus investimentos em marketing em 2023. Como resultado, o setor tinha uma previsão de aumento médio de 11,3% para o ano. Esses números acompanham a tendência de crescimento da indústria em razão da transformação digital.
A produção na indústria farmacêutica e farmoquímica teve um crescimento significativo no primeiro semestre de 2023. Isso representa uma elevação de 11,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Estima-se, ainda, que para 2024 o crescimento seja de aproximadamente 10%.
Com quase 30 anos de mercado, nossa agência acompanhou de perto a evolução da publicidade na indústria farmacêutica. No início, o diálogo com o público se limitava a ações presenciais e materiais impressos. Contudo, com a transformação digital e a flexibilização das regras de propaganda, grandes avanços são permitidos. Consequentemente, é possível adotar condutas que geram resultados de marketing mensuráveis a curto e longo prazo.
Marketing na indústria farma
A Resolução CFM nº 2.336/2023, flexibilizou regras para a publicidade médica, mas o setor de saúde mantém uma legislação rigorosa. Isso exige cuidados especiais na manipulação, tratamento e análise de dados. Logo, sempre reforçamos a importância de ter parceiros que sigam rigorosamente as condutas necessárias.
Como agência de marketing para a indústria farmacêutica, enfrentamos muitos desafios para obter bons resultados. Isso inclui a adaptação às novas (e bem-vindas) legislações, a implantação de novas tecnologias e as regras de segurança para dados. Também, lidamos com as limitações das plataformas de anúncios para o setor e as constantes atualizações de ferramentas.
Tudo isso exige, além de domínio pleno de suas habilidades enquanto profissionais – comunicadores, designers e publicitários -, um esforço e atenção real time da equipe a todo contexto que acompanha a transformação digital no setor.
Resultados da D’lucca para a indústria farma
Engana-se quem pensa que as imposições à publicidade adotadas pelos órgãos regulatórios foram fator limitante para que entregássemos campanhas bem executadas e resultados expressivos aos clientes.
Tivemos – e temos – a oportunidade de desenvolver projetos do zero que ganharam enorme repercussão e um nível de maturidade igualmente relevante para que pudessem se perpetuar e crescer com autonomia.
CASE: Aqui Pela Saúde Dela
Um exemplo é o projeto “Aqui Pela Saúde Dela”, que desenvolvemos para a Organon, uma farmacêutica focada em saúde feminina. Nele, abordamos temas importantes e ajudamos a marca a se comunicar com milhões de mulheres. O objetivo foi levar conhecimento e informações de qualidade sobre a autonomia das mulheres em relação ao próprio corpo e sua saúde.
Em pouco mais de um ano, o projeto impactou mais de 17 milhões de pessoas, somando mais de 2 milhões de interações. Esse resultado foi alcançado graças a estratégias digitais consolidadas e ações de marketing on e offline. Além disso, a parceria com influenciadores digitais renomados ajudou a humanizar as mensagens das campanhas e o branding da empresa.
CASE: Sem Xixi na Cama
Nosso xodó aqui na D’lucca&Jota, o projeto Sem Xixi na Cama, foi desenvolvido para a Ferring Pharmaceuticals no Brasil. Enquanto sob nossa gestão, convertemos mais de 7 mil leads e direcionamos milhares deles para os Centros de Apoio parceiros, por meio de ações bastante focadas no inbound marketing e conteúdo relevante.
O objetivo principal do projeto era instrumentalizar mães, pais, familiares e toda sua rede de apoio sobre a Enurese Noturna. Esta é uma doença que se caracteriza pelos escapes de xixi durante a noite e que, pasmem, acomete cerca de 5 a 10% das crianças e jovens de 5 a 17 anos. Muitas vezes tratado com violência e banalizado por falta de informação, entretanto, o distúrbio tem tratamento e cura.
Mais de 100 mil seguidores acompanhavam os canais sociais criados e gerenciados por nós. O engajamento era expressivo e os feedbacks das famílias sobre a importância da informação compartilhada era diário. Além disso, mais de 17 mil usuários utilizavam o aplicativo “Sem Xixi na Cama”.
O aplicativo, também desenvolvido por nós, tinha o objetivo de ampliar a entrega de conteúdo e agregar valor para o público-alvo. Ele foi criado com muito carinho, por isso, foi programado com diversas tarefas lúdicas e funcionais. Assim, a criança podia acompanhar a evolução do tratamento junto com os pais.
Estes foram alguns exemplos dentre os diversos cases de sucesso do nosso portfólio. Confira outros projetos no nosso site.
Se sua marca precisa do olhar atento e especializado de uma agência de marketing para indústria farmacêutica, que entende o negócio, se aprofunda no mercado e sabe os caminhos para conquistar resultados mensuráveis com você, conte com a D’lucca. Somos mais que uma agência, somos parceira sua de negócios!