Considerando estrategicamente datas-chave em seu calendário de marketing, você poderá impulsionar vendas, fortalecer a presença online e aumentar o engajamento. Confira algumas das datas mais importantes para indústria farmacêutica!
O início do ano é crucial para observar e planejar as datas-chave que podem impactar as campanhas digitais no setor farmacêutico. Nesse sentido, os períodos sazonais, em particular, representam uma excelente oportunidade para evidenciar sua marca, posicioná-la estrategicamente e impulsionar o engajamento e a conexão com o público-alvo, o que, por sua vez, reflete diretamente no impulsionamento das vendas. Diante disso, confira como transformar o calendário de marketing em uma ferramenta que gere resultados.
Calendário de marketing na prática
Uma dúvida comum é “como definir as datas que fazem sentido para a minha marca?”. Por isso, o planejamento e marketing de conteúdo são a chave para o sucesso da sua estratégia. Um conteúdo bem elaborado responde às principais dúvidas, interage e se relaciona com o seu público-alvo. Dessa forma, é possível se destacar da concorrência e se posicionar como autoridade. Veja uma proposta de passo a passo em quatro etapas!
1-Defina os objetivos e estabeleça metas
A primeira etapa consiste em mapear os objetivos desejados no planejamento, permitindo uma compreensão mais clara do direcionamento ideal para a produção. Além disso, é uma oportunidade de identificar as datas-chave relevantes, permitindo o mapeamento estratégico das ações que serão traçadas.
2- Determine quem é o seu público-alvo
Outro passo importante é definir com quem a sua marca se comunica e quem pretende alcançar. Assim, é possível estabelecer o tom de comunicação ideal e como se posicionar de forma assertiva junto a essas personas.
3-Explore os formatos de conteúdo em cada plataforma
Ao diversificar os formatos de conteúdo em diferentes plataformas, sua marca pode ampliar o alcance e proporcionar uma experiência personalizada para cada audiência. Isso vai além dos visitantes do site, atingindo também aqueles presentes no Instagram e os adeptos de podcasts no Spotify ou do vídeo marketing, proporcionando uma experiência adaptada de conteúdo a cada audiência em suas diferentes plataformas.
4-Estabeleça um cronograma de postagens
Com o objetivo, público e formato de conteúdo definidos, chegou o momento de estabelecer um cronograma das publicações, definindo os prazos e os detalhes de cada postagem. Além disso, é fundamental estar atento às datas sazonais do calendário de marketing, integrando estrategicamente esses eventos no planejamento. Assim, todos os conteúdos serão organizados e liberados na data escolhida.
Calendário de Marketing: por que e como usar datas sazonais
Explorar estrategicamente os ganchos sazonais não apenas atrai novos clientes, mas também fortalece o vínculo com a sua audiência, que pode estar mais inclinada a interagir, seja deixando um comentário ou concretizando uma compra. Confira algumas datas relevantes para o mercado farmacêutico para você considerar no seu calendário de marketing, assim como algumas entregas da D’lucca que podem trazer insights interessantes para a sua estratégia. Para entrar em contato conosco e contar com nossa expertise no mercado farma, clique aqui.
Janeiro
- 18/01– Dia da Esteticista
- 20/01 – Dia do Farmacêutico
- 25/01 – Dia do Técnico e Auxiliar de Farmácia
Fevereiro
- 04/02 – Dia Mundial de Combate ao Câncer
- 05/02 – Dia do Dermatologista
Março
- 08/03 – Dia da Mulher
- 15/03 – Dia do Consumidor
- 31/03 – Dia da Saúde e Nutrição
Abril
- 07/04 – Dia Mundial da Saúde
- 11/04 – Dia Mundial da Conscientização da Doença de Parkinson
Maio
- 01/05 – Dia do Trabalhador
- 05/05 – Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos
- 12/05 – Dia das Mães
- 17/05 – Dia Mundial da Hipertensão
- 25/05 – Dia do Medicamento Genérico
Junho
- 09/06 – Dia da Imunização
- 12/06 – Dia dos Namorados
- 14/06 – Dia Mundial do Doador de Sangue
- 18/06 – Dia do Químico
Julho
- 08/07 – Dia Nacional da Ciência
- 26/07 – Dia dos Avós
- 14/07 – Dia do Propagandista de Laboratório
Agosto
- 01/08 – Dia da Indústria Farmacêutica Nacional
- 05/08 – Dia Nacional da Saúde
- 05/08 – Dia Nacional da Farmácia
- 08/08 – Dia dos Pais
- 08/08 – Dia Nacional de Combate ao Colesterol
- 29/08 – Dia Nacional de Combate ao Fumo
- 31/08 – Dia do Nutricionista
Setembro
- 15/09 – Dia do Cliente
- 27/09 – Dia do Cosmetólogo
- 06/09 – Dia do Sexo
- 08/09 – Dia Nacional de Luta por Medicamento
- 10/09 – Dia Mundial da Prevenção do Suicídio
Outubro
- 01/10 – Dia do Idoso
- 11/10 – Dia Nacional de Prevenção da Obesidade
- 12/10 – Dia das Crianças
- 18/10 – Dia do Médico
- 25/10 – Dia do Dentista
- 30/10 – Dia do Balconista
Novembro
- 20/11 – Dia do Biomédico
Dezembro
- 01/12 – Dia Internacional da Luta contra a AIDS
- 02/12 – Dia Pan-americano da Saúde
- 16/12 – Dia Nacional do Medicamento Biossimilar
- 25/12 – Natal
Concurso Dia do Balconista para Eurofarma divisão Genéricos
A Eurofarma Genéricos impulsionou o engajamento com uma campanha criativa. Com efeito, por meio do portal Papo de Farmácia, a empresa lançou um Concurso Cultural para celebrar o Dia do Balconista, onde os clientes enviaram vídeos e foram premiados.
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