Pular para o conteúdo
  • A Agência
  • O que fazemos
  • Cases
  • Clientes
  • Blog
Fale conosco

Blog

  • Comunicação Integrada
  • Design
  • Digital
  • Eventos
  • E-books
Facebook-f Instagram Youtube Linkedin
licoes-de-game-of-thrones-entenda-o-que-e-storytelling

Lições de Game of Thrones: entenda o que é storytelling

  • Postado por D'lucca & Jota Comunicações
  • 20/05/2019
  • Comunicação Integrada

Renly e Daenerys são exemplos sobre como contar uma boa história; confira e aprenda o que é storytelling

Game Of Thrones chegou ao fim. Após oito temporadas, a série que revolucionou a televisão mundial deixou um legado de recordes e prêmios difícil de ser superado. Mais do que isso, reinventou a forma de usar storytelling em produções televisivas. Todo esse sucesso pode nos ensinar (e muito!) sobre a utilização dessa técnica na hora de transmitir mensagens inesquecíveis.

Leia e confira algumas lições importantes sobre o que é storytelling com Game Of Thrones. Atenção: este texto contém spoilers da primeira e segunda temporada da série.

“Quando você joga o jogo dos tronos, você vence ou você morre”

A frase de Cersei Lannister é tão relevante para o enredo da série quanto para uma campanha de marketing focada em storytelling. Não há como comprometer-se pela metade. O caminho prevê a evolução junto ao telespectador/cliente, criando expectativas e gerando empatia. Mas afinal, o que é storytelling?

Do inglês story (história) e telling (contar), o storytelling é definido como a capacidade de contar uma história na qual você consiga transmitir uma mensagem e envolver emocionalmente o público. O objetivo é criar enredos que conduzem o público em uma jornada, histórias que geram identificação e que seduzem com facilidade.

As pessoas contam histórias o tempo todo e, por isso, o storytelling se tornou uma importante ferramenta para que também as empresas possam se conectar com os seus consumidores de maneira mais eficaz, como em Game Of Thrones.

Rei por empatia: a arte de cativar de Renly Baratheon

Renly não é o personagem principal, mas participa da guerra em busca de tornar-se o único a comandar os sete reinos. Ao ser apresentado como o galanteador cavaleiro que demonstra afeto por Sansa Stark, o personagem foi construído para cativar o público.

O motivo é simples: ao ser educado e simpático com a garota, ele tornou-se o contraponto de Joffrey, o então grande vilão da história. Cativados, os fãs torceram para ele triunfar, mesmo com a história deixando claro que ele não tinha direito ao trono.

Partindo da mesma lógica, o storytelling permite que campanhas de marketing contem histórias únicas e reais, que faz com que clientes associem a sua solução com a mensagem transmitida. Ao contar uma história bem definida e com potencial de engajamento, o público lutará as batalhas da empresa e irá torcer para o sucesso. Cada conquista será comemorada como uma conquista pessoal.

Daenerys Targaryen: de vilã à rainha idolatrada

Aqui, por meio da técnica de comunicação que chamamos de storytelling, presenciamos reviravoltas na trajetória de Daenerys Targaryen.

A mãe dos dragões foi apresentada ao público associada ao pai louco – conhecido assim por sua crueldade e paranoia -, e com o violento irmão com sede pelo poder.  Contudo, no decorrer da história, a série exibe uma mulher forte e com vontade de fazer a diferença. Justa, independente e eficiente, Daenerys passa de odiada por a queridinha por boa parte dos fãs, que torcem para que ela assuma o trono como a rainha legítima.

A trajetória da personagem demonstra que é possível captar e criar empatia com o público de forma distinta.

Ao pensarmos sobre o uso do storytelling no planejamento de marketing, é preciso abrir mão do tradicional modelo de listar as qualidades de um produto ou serviço. Uma boa história possui a capacidade de inspirar as pessoas, ficam impregnadas na mente, diferente de fatos e informações isoladas. É preciso apresentar soluções!

Em resumo, Game Of Thrones dá dicas valiosas de storytelling a medida que demonstra, sobretudo, que a fórmula do sucesso está na verdade e na geração de empatia com o público. Se você também não vê a hora de aplicar a técnica em suas vendas, apresentações e estratégias de marketing, fale com a D’lucca & Jota, e torne sua empresa em rei do mercado!

Compartilhe:

← AnteriorVocê sabe o que é E-A-T? 
Próximo → 4 dicas de atendimento ao cliente na era digital para valorizar sua marca

Compartilhe

leia também

Banner fala sobre Omhichannel: integração entre canais e consistência na experiência do cliente

Omnichannel: integração entre canais e consistência na experiência do cliente

Leia mais →

SEO PARA REDES SOCIAIS: COMO OTIMIZAR A PRESENÇA DIGITAL E AUMENTAR A VISIBILIDADE DA SUA EMPRESA

Leia mais →
healthcare marketing

Healthcare Marketing: a expertise da D’lucca no marketing da saúde humana, animal e ambiental

Leia mais →

Cultura Data Driven: transforme sua empresa com estratégias orientadas por dados

Leia mais →

Veja todos os posts →

Posts Relacionados

Banner fala sobre Omhichannel: integração entre canais e consistência na experiência do cliente

Omnichannel: integração entre canais e consistência na experiência do cliente

O conceito omnichannel trata da integração dos canais para potencializar vendas e fidelização. Entenda como aplicar essa estratégia e veja cases de sucesso! Muito além

Leia mais →

SEO PARA REDES SOCIAIS: COMO OTIMIZAR A PRESENÇA DIGITAL E AUMENTAR A VISIBILIDADE DA SUA EMPRESA

As redes sociais deixaram de ser apenas canais de interação social para se tornar uma ferramenta útil de pesquisa e descoberta. Hoje, usuários buscam diretamente

Leia mais →
healthcare marketing

Healthcare Marketing: a expertise da D’lucca no marketing da saúde humana, animal e ambiental

Com uma equipe multidisciplinar, há mais de 28 anos, estamos atentos tanto à legislação quanto aos movimentos globais relacionados à saúde. Esse acompanhamento contínuo é

Leia mais →

Veja todos os posts →

Inscreva-se na nossa newsletter

Facebook-f Instagram Youtube Linkedin

© 2025 D’lucca & Jota.
Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade e Termos de Uso

A Agência

O que fazemos

Cases

Clientes

Blog

Contato

© 2025 D’lucca & Jota.
Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade e Termos de Uso

  • A Agência
  • O que fazemos
  • Cases
  • Clientes
  • Blog
Fale conosco
WhatsApp