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Links patrocinados: como funcionam e por que investir?

  • Postado por D'lucca & Jota Comunicações
  • 03/01/2017
  • Digital

Sabemos que, diariamente, milhares de pessoas buscam por informações sobre produtos e serviços no Google. Por isso, já era de se esperar que esse mecanismo de busca se tornasse indispensável nas estratégias de marketing digital.

Não é mais novidade que as empresas precisam aparecer nas páginas de resultado dessa ferramenta para se destacarem no seu segmento de atuação, caso contrário, muitas oportunidades de gerar negócio seriam perdidas.

As estratégias de SEO, que são utilizadas para melhorar o posicionamento de um site de forma orgânica, trazem resultados a longo prazo, e com a alta popularidade do Google, cada vez mais empresas investem nessa tática. Logo, ter o seu site nas primeiras páginas gratuitamente pode ser ainda mais difícil.

Os links patrocinados

A boa notícia é que existe uma maneira mais rápida de atrair tráfego e gerar conversões. Os chamados links patrocinados são anúncios que fazem parte do sistema de publicidade do Google, o AdWords. Para criar uma campanha de sucesso, escolher as palavras-chave certas é fundamental. Afinal, são esses termos que direcionarão os visitantes mais qualificados ao seu site.

Primeiro, é importante avaliar o volume de buscas que a palavra apresenta junto a sua concorrência. No planejador de palavras-chave do Adwords, é possível consultar todos esses dados. O termo ideal, na maioria das vezes, é aquele que possui um alto índice de pesquisa e baixa concorrência.

Mas afinal, por que investir nos links patrocinados é tão importante para o seu negócio? Confira a seguir os principais motivos para começar a sua campanha agora mesmo, usando o Adwords.

A verba não determina o sucesso

É fato que, nos veículos de comunicação tradicionais, grandes empresas possuem mais chances de se destacar. Quanto mais recursos uma marca dispor, mais alcance ela consegue. Porém, com os links patrocinados não é bem assim.

Independentemente dos recursos disponíveis para começar uma campanha, qualquer empresa pode investir nesses tipos de links. Isso porque o que plataforma mais valoriza é o índice de qualidade do anúncio, o que significa que nem sempre quem paga mais tem a sua publicidade exibida primeiro.

Os fatores como estrutura do anúncio, página de destino e as palavras-chave escolhidas são mais influentes do que a verba disponível. Consequentemente, é possível afirmar que pequenas e médias empresas têm as mesmas chances que as grandes organizações.

O alto alcance no funil de vendas

Um dos conceitos trazidos pelo Inbound Marketing é o famoso funil de vendas. Ou seja, o potencial cliente passa por diversas etapas antes de se tornar um cliente fiel. É necessário que a empresa esteja atenta a essas fases para poder criar uma experiência positiva com o consumidor, em cada uma delas.

No caso dos links patrocinados, é possível alcançar até mesmo as pessoas que se encontram no fundo do funil. Diferente do que acontece em outras mídias, com o Adwords o seu negócio impacta as pessoas que estão mais propensas ao consumo. Boa parte dos consumidores pesquisa no Google quando está avaliando as opções existentes antes de tomar uma decisão de compra. Dessa forma, a empresa tem mais oportunidades de ampliar as suas vendas.

Além disso, a empresa direciona os seus esforços para conquistar quem realmente tem interesse nos seus produtos e serviços. Ao contrário do que acontece em outras plataformas, o anúncio será exibido apenas para as pessoas que digitaram o termo correspondente ao seu negócio.

A mensuração em tempo real

Imagine poder alterar uma campanha que já está em andamento para poder garantir um resultado positivo. O que parecia impossível em tempos de marketing tradicional é facilmente permitido hoje, no ambiente online.

Uma das vantagens dos links patrocinados é que, a qualquer momento, a sua campanha pode ser alterada. Se um anúncio não gera as conversões esperadas, é possível editar as suas estratégias de forma que a empresa faça os ajustes necessários para elevar o retorno sobre o investimento.

O pagamento pelo clique

Outro benefício em investir nesses anúncios está no CPC (custo por clique). Com ele, você paga somente pelos cliques que receber e não pelas visualizações, diminuindo a possibilidade de atrair pessoas que não têm interesse no que está sendo ofertado.

Nas mídias tradicionais, é comum as marcas investirem muito apenas para serem vistas. Porém, fica difícil monitorar e descobrir se a pessoa que visualizou a sua publicidade realmente se tornou cliente ou não. Com os links patrocinados, é possível e fácil medir quantos cliques geraram vendas.

O aumento de tráfego

O site da sua marca deve ser visto como um ativo essencial. Apesar de a presença nos demais canais também ter importância, o site é a casa própria da empresa.

Uma outra grande vantagem de investir nos links patrocinados é a atração de visitantes. Levar os consumidores para o seu site é uma chance de ouro! Afinal, é dentro da sua página que as conversões ocorrem.

Seja para baixar um e-book, assinar a newsletter ou vender um produto, tudo pode acontecer quando as pessoas são redirecionadas. Por isso, é fundamental conduzir o seu público até sua página sempre que possível.

A segmentação criteriosa

Com as opções disponíveis para segmentar o seu público, a campanha se torna ainda mais efetiva. Além da localização geográfica, é possível escolher o idioma e até os dias e horários em que os seus anúncios serão exibidos. Isso implica em mais direcionamento para falar com o público certo.

Muitas empresas cometem erros terríveis em suas campanhas por não direcionarem o foco exatamente para o seu público. Falar com a pessoa errada pode arruinar todos os seus esforços. Portanto, dê muita atenção no momento de segmentar a sua persona.

Certamente, anunciar nos links patrocinados é uma estratégia que traz resultados notáveis para as empresas. No entanto, é preciso ter um planejamento bem estruturado para não comprometer o sucesso da campanha. Tenha os seus objetivos bem alinhados para não correr o risco de perder tempo e dinheiro.

Não é preciso ser um expert em Google para anunciar nos links patrocinados. Entretanto, toda campanha de sucesso exige tempo e muito foco. Muitas empresas ainda não têm condições de assumir essa demanda.

Por isso, contratar uma agência de marketing digital pode fazer toda a diferença! Gostou do nosso artigo? Então, assine a newsletter e receba o nosso conteúdo exclusivo!

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