Presente em mais de 20 países, novo cliente da D’lucca & Jota reforça a importância do uso estratégico de dados. Confira outras características que aproximam essas duas empresas especialistas no mercado farmacêutico.
O marketing de relacionamento B2B (Business to Business) é essencial para empresas que buscam otimizar resultados, aumentar a geração de leads e fortalecer a comunicação com seus clientes. Isso porque a venda de produtos e serviços entre dois negócios (B2B) apresenta desafios únicos.
No entanto, assim como em outros segmentos, o marketing digital pode ampliar a presença de marcas no mercado farmacêutico, identificando oportunidades de se comunicar de forma mais assertiva com seus diferentes públicos.
E se a importância desse bom relacionamento com o cliente não chega a ser novidade, o uso da tecnologia e análise de dados precisa ser considerado na hora de personalizar a comunicação de maneira eficaz, acessível e direta.
“Cada vez mais se investe na geração e armazenamento de dados. Aproveitar a grande massa de conteúdo gerado pode auxiliar na redução de riscos e no aprimoramento dos investimentos feitos, inclusive, da área de marketing estratégico com um melhor posicionamento dos produtos no mercado”, avalia Edilaine Ribeiro, diretora executiva da D’lucca & Jota.
Especialistas em mercado farmacêutico
É nesse cenário que, presente em mais de 20 países, a Close-Up International presta serviço para a indústria farmacêutica há mais de 50 anos, a partir do desenvolvimento e comercialização de auditorias e relatórios de prescrição e demanda.
Além disso, o trabalho envolve a reunião de ferramentas e estratégias para o conhecimento das tendências de mercado, visando estreitar relações entre laboratórios e profissionais médicos de forma eficiente e transparente.
“Assim como a D’lucca & Jota, a Close-Up atua de forma especializada junto à indústria farmacêutica, apostando no valor dos dados para o estabelecimento de estratégias, que é o nosso grande diferencial”, afirma Edilaine sobre o trabalho da agência dedicado a transformar dados em informação estratégica de marketing.
Confira em detalhes mais características que aproximam essas duas empresas especialistas no mercado farmacêutico!
1. Análise de dados
A análise estratégica de dados e a transformação desses dados em informação é uma forma segura de orientar as tomadas de decisões, independente do segmento de atuação.
Embora atuem em diferentes frentes, a Close-Up International e a Dlucca & Jota cruzam dados estratégicos para oferecer aos clientes maior competitividade e destaque em seu mercado.
Como resultado, a partir do uso de diferentes recursos e ferramentas, esse trabalho embasa a apresentação de desempenho das empresas. Além disso, auxilia no planejamento dos clientes, no desenvolvimento de relatórios estratégicos e no posicionamento de produtos e serviços.
2. Capacidade analítica
Atrelado à coleta de dados, é necessário entender como essas informações se transformam em insights sobre o negócio. A capacidade analítica é o que permite, tanto à Close-Up quanto à Dlucca, a lapidarem informações diversas, estabelecendo correlação entre si.
Quando coletados, os dados podem parecer singulares. Mas, ao serem analisados dentro do contexto da empresa ou do mercado, transformam-se em informações valiosas. Dessa forma, eles podem mudar o rumo das estratégias, pautar novas decisões ou validar ações já executadas.
3. Comunicação integrada
Diante da pandemia, a maior parte das empresas brasileiras do segmento B2B teve que reestruturar seu planejamento de marketing. Consequentemente, as empresas substituíram as estratégias offline por ações online, tanto na divulgação quanto nas táticas de vendas. E a D’lucca tem mostrado constantemente, por meio de seus projetos, por que e como unir o marketing offiline e online para potencializar resultados.
Apesar da realização de eventos e encontros presenciais enquanto ferramenta para geração de demandas e negócios já seja novamente possível. Por exemplo, estamos diante de um novo perfil de cliente. Se a migração para o ambiente virtual foi a solução inicial, hoje é imperativo conectar o online e o offline. Isso é feito por meio de uma comunicação integrada, que conecte ferramentas e iniciativas.
“O funil de marketing já não é mais linear. Portanto, é preciso integrar as comunicações online e offline. Também devemos centralizar o cliente e seu comportamento nas estratégias”, afirma Mariana Targa, Gestora de Marketing e Performance.
Se você busca melhores resultados com o marketing farmacêutico, aproveitando big e small data em campanhas assertivas, entre em contato conosco.


