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4 mudanças que marcaram as redes sociais em 2018

  • Postado por D'lucca & Jota Comunicações
  • 17/12/2018
  • Digital

No ambiente online, ano teve polêmica de vazamento de dados e desafios para anunciantes nas redes sociais mais usadas.

Em ano de campanhas eleitoras virtuais, copa do mundo e grandes polêmicas sobre a privacidade de usuários na internet, os profissionais de mídias sociais tiveram muito o que rebolar para se adaptar às novas regras das plataformas – que não foram poucas. Mesmo assim, quem aprendeu a remar na nova onda, teve muito o que comemorar nesse fim de ano. Segundo o último relatório Mídias Sociais 360º, da Faculdade Álvares Penteado, o formato das publicações de marcas, e-commerces e páginas de entretenimento mudou bastante de janeiro para outubro, dando mais espaço para vídeos e diminuindo a quantidade de posts em média. Prova de que, em 2018, produzir menos conteúdo, mas com mais qualidade e foco em estratégias, foi a bola da vez. Confira algumas das mudanças mais importantes ao longo do ano nas redes sociais mais usadas.

 

Facebook: mudanças nos algoritmos e política de privacidade

Em resposta às crescentes ondas de fake news e publicações enganosas que estavam circulando na rede e atrapalhando a experiência dos usuários, logo no início de 2018, o idealizador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou uma grande mudança nos algoritmos da plataforma. Na prática, a mudança daria prioridade a publicações de amigos e familiares ao invés de fanpages, retomando à premissa inicial da rede social e obrigando muitos anunciantes a rever suas estratégias. Poucos meses depois, a polêmica sobre o vazamento de dados na rede, obrigou o empresário a ceder aos usuários mais controle e autorização sobre a coleta e o uso de informações pessoais. Dessa forma, permissões como o que e para quem os dados de perfis seriam compartilhados, bem como desabilitação de reconhecimento fácil, passaram a ser editáveis.

 

Instagram: alterações no alcance

Também em janeiro, a rede social de fotos mais famosa do mundo, apresentou atualizações que restringiriam o alcance das publicações e deixariam ainda mais tênue a linha entre engajamento e relevância de postagens. Sendo assim, o post só ganharia destaque no feed dos usuários de acordo com o envolvimento que recebesse. Outra novidade, foi a conta de negócios do Instagram, que passou a fornecer estatísticas e recursos exclusivos como inserção de informações de contato, promoção de publicações e realização de vendas por meio da plataforma. Para os “loucos” da hashtag, a rede social também trouxe novas regras. Apesar de permitir até 30 hashtags por post, as novas diretrizes sugerem não ultrapassar 5, além de variar e não usar o recurso nos comentários.

 

Youtube: novas políticas de pagamento e monetização

Claro que a rede social que mais tem crescido nos últimos anos, não poderia ficar de fora das mudanças. Só até maio de 2018, estatísticas já apontavam a marca de quase 2 bilhões de usuários conectados ao site a cada mês. Tanto sucesso fez com que a plataforma revisse sua política de monetização, deixando o caminho mais longo para os pequenos canais. Se antes o pagamento começava a partir de 10 mil visualizações, agora, o canal precisa ter pelo menos 1000 inscritos, além de 4 mil horas de vídeos assistidas em um período de 12 meses. O cumprimento das exigências também coloca o produtor de conteúdo dentro do YPP, Programa de Parceria do Youtube, que concede diversos benefícios exclusivos, como receitas de anúncios e proteção dos vídeos.

Crescimento improvável, mudança certa!

Uma rede social que não sofreu alterações em suas funcionalidades, mas que foi apontada como a que mais cresceu em 2018, foi o Pinterest, plataforma de compartilhamento de fotos criada em 2010, competindo, inclusive, com o Twitter. “Quem trabalha com redes sociais precisa ter em mente que a mudança é inevitável. O que funciona hoje, amanhã pode não dar mais certo. Por isso, o que importa mesmo nessa área, é estar sempre pronto para rever estratégias e testar novas possibilidades”, diz Mariana Targa, Coordenadora de Mídias Sociais da D’lucca & Jota, agência especializada em Marketing Digital, Design e Eventos Corporativos.

 

E aí, quais são suas apostas para 2019? Acompanhe as redes sociais da D’lucca & Jota e fique sempre atualizado.

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