Pular para o conteúdo
Logotipo D'Lucca & Jota
  • A Agência
  • O que fazemos
  • Cases
  • Clientes
  • Blog
Fale conosco

Blog

  • Comunicação Integrada
  • Design
  • Digital
  • Eventos
  • E-books
Facebook-f Instagram Youtube Linkedin
Social listening: estratégia orientada a dados

Social listening: o que é e como utilizar na estratégia de marketing

  • Postado por D'lucca & Jota Comunicações
  • 10/03/2023
  • Digital

EEntenda o que é social listening e como os dados podem ajudar as empresas a tomarem decisões estratégicas, construírem uma marca forte e um relacionamento sólido junto ao público.

Social Listening: o que é e como contribui para a estratégia de marketing

O social listening é uma ferramenta essencial que permite às marcas ampliar o conhecimento sobre público e mercado, ganhar agilidade e fundamentar a tomada de decisões. Assim, auxilia as empresas a traçarem estratégias digitais mais assertivas com base em dados coletados em tempo real.

A estratégia de social listening pode fornecer, por exemplo, insights valiosos sobre o comportamento do consumidor, posicionamento de produtos e marcas no mercado. Além disso, pode contribuir com a análise de concorrência, aceitação de um novo serviço ou solução, principais canais utilizados pelo público-alvo.

“Não se pode esperar para responder às expectativas do mercado, detectando possibilidades mais consistentes de negócio para as empresas por meio do levantamento e análise de dados. Afinal, inovação também requer entender as mudanças do mercado e estar preparado para ouvir”, comenta Edilaine Ribeiro, à frente da Dlucca & Jota há quase 30 anos.

Social listening: capacidade de ouvir e entender com expertise analítica 360º Inteligência em Comunicação e Marketing; Competência para orientar o planejamento e a execução de ações e respostas e Resultados mais assertivos e mais alinhados aos objetivos da marca.

Não confunda social listening com monitoramento de redes sociais

Social listening vai além de acompanhar e responder perguntas ou comentários que circulam sobre sua marca no ambiente digital. Ou seja, não se trata de monitoramento de redes sociais. É uma questão de extrair insights chave de conversas sociais para aplicar às estratégias de modo geral e, para tanto, requer análise e reflexão.

Além disso, trata-se de um trabalho que inclui ouvir, detectar opiniões, extrair dados, observar o volume de menções. E, ainda, entender o contexto, analisar conversas e observar a voz ativa do público.

Social Listening- mapear, entender e distribuir em categorias de interesse; Data Analytics - traduzir contextos para base de dados estratégicos e Marketing Insights - transformar conceitos e comportamentos em estratégia.

Como o social listening auxilia nas estratégias de marketing

Todos os dados coletados por meio de plataformas especializadas, aliados à expertise dos profissionais analistas, são transformados em informações, para que a marca possa posicionar-se, entender opiniões sobre produtos e serviços, definir oportunidades de negócios, lançamentos ou aceitação de produtos e serviços no mercado, além de manter-se informada sobre as tendências.

A extração e análise criteriosa de dados reais, coletados em plataformas de confiança, fornecem informações valiosas sobre opinião, conversas, plataformas, tendências e outros pontos. Isso possibilita uma tomada de decisão muito mais assertiva para o negócio, em qualquer nicho. Assim sendo, esses dados orientam o posicionamento da marca, lançamento de produtos, aceitação em plataformas, perfil do público, tom de voz e direcionamentos estratégicos.

social_listening_3

O social listening integra o planejamento digital e é usado com outras ferramentas para resultados mais assertivos. Assim, ele fornece informações que contribuem para tornar mais estratégica a comunicação digital do negócio. Se você ainda tem dúvidas sobre a importância de aplicar essa estratégia ao seu negócio, entre em contato conosco.

Compartilhe:

← AnteriorEstratégia omnichannel e Oscar têm mais a ver do que você imagina
Próximo → Marketing de influência funciona na área da saúde?

Compartilhe

leia também

Mulher farmacêutica olhando um tablet e o título Publicidade no mercado farmacêutico: como informar com precisão e segurança

Publicidade no mercado farmacêutico: como informar com precisão e segurança

Leia mais →
Uma mão com um celular com a tela amarela e o título Setembro Amarelo: vamos refletir sobre a hiperconectividade e nossa saúde mental?

Setembro Amarelo: vamos refletir sobre a hiperconectividade e nossa saúde mental?

Leia mais →
Mulher mexendo no celular com ícones de que fazem referência a redes sociais

Estratégias da Meta para retenção de usuários na plataforma

Leia mais →
LGBTQIAPN+ saúde inclusiva é um direito!

LGBTQIAPN+: saúde inclusiva é direito!

Leia mais →

Veja todos os posts →

Posts Relacionados

Mulher farmacêutica olhando um tablet e o título Publicidade no mercado farmacêutico: como informar com precisão e segurança

Publicidade no mercado farmacêutico: como informar com precisão e segurança

O setor farmacêutico movimenta um dos maiores mercados do país e tem impacto direto no bem-estar das pessoas. No entanto, nele, diferentemente do que ocorre

Leia mais →
Uma mão com um celular com a tela amarela e o título Setembro Amarelo: vamos refletir sobre a hiperconectividade e nossa saúde mental?

Setembro Amarelo: vamos refletir sobre a hiperconectividade e nossa saúde mental?

Como profissionais da comunicação, temos a oportunidade de conduzir narrativas que transformem excesso em oportunidade de conexão humana.  No mundo de hoje, estar sempre conectado

Leia mais →
Mulher mexendo no celular com ícones de que fazem referência a redes sociais

Estratégias da Meta para retenção de usuários na plataforma

Como se aplica ao setor da saúde?  Confira as estratégias de retenção da Meta e como empresas de saúde podem aplicar essas técnicas para aumentar

Leia mais →

Veja todos os posts →

Inscreva-se na nossa newsletter

Facebook-f Instagram Youtube Linkedin

© 2025 D’lucca & Jota.
Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade e Termos de Uso

A Agência

O que fazemos

Cases

Clientes

Blog

Contato

© 2025 D’lucca & Jota.
Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade e Termos de Uso

  • A Agência
  • O que fazemos
  • Cases
  • Clientes
  • Blog
Fale conosco
WhatsApp