EEntenda o que é social listening e como os dados podem ajudar as empresas a tomarem decisões estratégicas, construírem uma marca forte e um relacionamento sólido junto ao público.
Social Listening: o que é e como contribui para a estratégia de marketing
O social listening é uma ferramenta essencial que permite às marcas ampliar o conhecimento sobre público e mercado, ganhar agilidade e fundamentar a tomada de decisões. Assim, auxilia as empresas a traçarem estratégias digitais mais assertivas com base em dados coletados em tempo real.
A estratégia de social listening pode fornecer, por exemplo, insights valiosos sobre o comportamento do consumidor, posicionamento de produtos e marcas no mercado. Além disso, pode contribuir com a análise de concorrência, aceitação de um novo serviço ou solução, principais canais utilizados pelo público-alvo.
“Não se pode esperar para responder às expectativas do mercado, detectando possibilidades mais consistentes de negócio para as empresas por meio do levantamento e análise de dados. Afinal, inovação também requer entender as mudanças do mercado e estar preparado para ouvir”, comenta Edilaine Ribeiro, à frente da Dlucca & Jota há quase 30 anos.
Não confunda social listening com monitoramento de redes sociais
Social listening vai além de acompanhar e responder perguntas ou comentários que circulam sobre sua marca no ambiente digital. Ou seja, não se trata de monitoramento de redes sociais. É uma questão de extrair insights chave de conversas sociais para aplicar às estratégias de modo geral e, para tanto, requer análise e reflexão.
Além disso, trata-se de um trabalho que inclui ouvir, detectar opiniões, extrair dados, observar o volume de menções. E, ainda, entender o contexto, analisar conversas e observar a voz ativa do público.
Como o social listening auxilia nas estratégias de marketing
Todos os dados coletados por meio de plataformas especializadas, aliados à expertise dos profissionais analistas, são transformados em informações, para que a marca possa posicionar-se, entender opiniões sobre produtos e serviços, definir oportunidades de negócios, lançamentos ou aceitação de produtos e serviços no mercado, além de manter-se informada sobre as tendências.
A extração e análise criteriosa de dados reais, coletados em plataformas de confiança, fornecem informações valiosas sobre opinião, conversas, plataformas, tendências e outros pontos. Isso possibilita uma tomada de decisão muito mais assertiva para o negócio, em qualquer nicho. Assim sendo, esses dados orientam o posicionamento da marca, lançamento de produtos, aceitação em plataformas, perfil do público, tom de voz e direcionamentos estratégicos.
O social listening integra o planejamento digital e é usado com outras ferramentas para resultados mais assertivos. Assim, ele fornece informações que contribuem para tornar mais estratégica a comunicação digital do negócio. Se você ainda tem dúvidas sobre a importância de aplicar essa estratégia ao seu negócio, entre em contato conosco.





