Confira as atualizações da identidade visual da D’lucca e saiba mais sobre a importância de um manual de marca. Além disso, tenha acesso a um passo a passo exclusivo para construir um brand guideline eficiente!
O manual de marca é um importante guia de boas práticas para a utilização da comunicação desenvolvida para uma empresa. Ele garante, principalmente, a manutenção da identidade visual de um negócio.
Nesse sentido, o olhar recorrente para o manual de identidade visual, ou brand guideline, permite que a marca se mantenha atenta à sua comunicação. Dessa forma, ela permanece alinhada às padronizações. Também, é possível identificar as necessidades de atualizações frente às mudanças do negócio, do mercado e do comportamento do seu público, entre outros fatores.
Como criamos nosso Manual de Marca
Com base nisso, por aqui, cientes da importância desse direcionamento, reavaliamos nosso manual, aplicações e pontos inconsistentes. O resultado foi a reformulação da nossa identidade, com o objetivo de atualizar elementos como cores e tipografias.
Segundo os diretores de arte da D’lucca, “Desejávamos ampliar o impacto visual, sem abrir mão de ser mais clean. Também identificamos a necessidade de organizar a paleta de cores e o uso de imagens, ilustrações e elementos”, comentam Guilherme Deganello e Thiago André Pereira, responsáveis pela modernização.
Conhecida pelos seus quase 30 anos de expertise no segmento farma e por ser uma agência sempre disposta a inovar, a D’lucca vê nessa atualização a oportunidade de alinhar a identidade ao novo momento da empresa, reforçando nosso posicionamento no mercado.
Além disso, a diretora Edilaine Ribeiro complementa: Nunca esquecemos a nossa essência e trajetória enquanto marca, mas é comum que haja mudanças e redirecionamentos, e inovar sempre esteve em nosso DNA.. Confira como ficou!
Passo a passo para a criação do manual de marca: veja como foi o nosso processo
Para atualização da identidade visual da D’lucca e do nosso manual de marca, partimos da metodologia de double diamond, que consiste basicamente em identificar um problema, expandir soluções e focar em resultado embasado.
1 – Briefing, análise e insights
Para isso, o ponto de partida foi o estudo de olhar para dentro e para fora. Identificamos as incoerências da comunicação e, partir dessa análise, foi construído um painel semântico com os requisitos que a nova comunicação deveria seguir.
2 – Soluções
Em seguida, é o momento em que geramos o máximo de soluções possíveis, a fim de selecionar os caminhos que mais correspondem aos requisitos estipulados.
As mudanças, registradas no manual de marca, garantem uma padronização de aplicação. Afinal, respeitar a identidade visual é o que permite que uma empresa seja reconhecida ao se comunicar com seu público.
Entre as principais soluções que implantamos para a D’lucca, estão a redução nas variações dos elementos; mudança na tipografia de títulos com o uso de uma família de fonte sem serifa e com estilo variável, trazendo mais modernidade para a identidade; e setorização da paleta de cor.
“Para organizar o uso de cores, definimos uma para comunicação institucional e outra para editorias secundárias. Também adicionamos a cor verde para dar mais flexibilidade à paleta complementar”, comentam os diretores de arte sobre a atualização que também inclui a melhor direção do uso de elementos, fotos e ilustrações.
3 – Implementação
Após o feedback interno e melhorias alinhadas, finalmente, está na hora da implementação da identidade visual atualizada. Isso abrange rever todos os canais, os principais pontos de comunicação, treinamento e orientação das equipes para aplicação das mudanças e, claro, comunicação da mudança aos nossos públicos.

Gostou de saber mais sobre a importância do manual de marca e sobre as nossas atualizações? Agora, para ajudar o seu negócio, preparamos um passo a passo exclusivo. Nele mostramos mais detalhadamente o que um manual de marca deve conter e como criar um, que seja completo e eficiente. Clique aqui para baixar!