O e-mail marketing é considerado o canal mais eficaz para 95% dos profissionais de marketing. Na área da saúde, é uma ferramenta importante para melhorar o relacionamento e a fidelização de pacientes. Confira!
Apesar de estarmos na era das mensagens instantâneas, o e-mail marketing ainda é uma ferramenta poderosa para as estratégias digitais. Segundo o Estudo da Zerobounce, divulgado pela Hostinger, 93% dos consumidores no mundo usam email todos os dias.
Afinal, com o e-mail marketing, é possível relacionar diversas estratégias para atração e fidelização de clientes, criando autoridade e influência positiva na reputação da marca. Confira, com mais detalhes, porque utilizar essa estratégia e quais os benefícios do e-mail marketing na área da saúde.
Por que utilizar estratégia de e-mail marketing na área da saúde?
O e-mail é um canal de comunicação direto e facilita o contato frequente que, muitas vezes, faz parte da rotina de profissionais e empresas da área da saúde. Assim, o e-mail marketing pode ser utilizado com diferentes objetivos na comunicação, que abrange tanto o mercado B2B como o B2C.
No segundo caso, é uma ótima ferramenta para gerar valor ao paciente, compartilhando informações relevantes e alertas sobre novidades. Inclusive, serve para direcionar a conteúdos do seu blog/redes sociais ou enviar avisos de consultas.
O envio estratégico desses conteúdos em campanhas de e-mail marketing na saúde aproxima e valoriza o público. Isso aumenta a taxa de fidelização de pacientes, clientes e profissionais, dependendo do seu negócio (clínicas, farmácias ou indústrias).
Segmentação do e-mail marketing torna a comunicação personalizada
Além de ser um contato direto e eficiente, o e-mail marketing também tem a possibilidade de oferecer uma comunicação mais personalizada com a segmentação da sua lista de contatos. Essa ação é muito importante para que os conteúdos realmente causem interesse do destinatário e tenham efetividade.
Por exemplo, é possível segmentar pacientes que fizeram um procedimento e enviar-lhes conteúdos de auxílio ou alertas de retorno. Já uma indústria farmacêutica pode segmentar os profissionais que prescrevem seus medicamentos, garantindo uma comunicação mais assertiva com cada grupo.
Ao saber criar e gerenciar estrategicamente essa segmentação de e-mail marketing, você consegue oferecer o conteúdo ou serviço/produto adequado para o público certo em cada etapa da jornada de compra. Além disso, gera maior interesse no conteúdo, a exclusividade e a atenção fazem com que o paciente ou cliente aumente as taxas de abertura e cliques dos e-mails.
Conte com a nossa experiência
Ainda há dúvidas de como montar campanhas eficazes de e-mail marketing na área da saúde? A D´lucca & Jota é uma agência especializada, com forte atuação junto à indústria farmacêutica e áreas da saúde. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!



