Estratégias de marketing de conteúdo auxiliam as marcas a gerar maior visibilidade, autoridade e fidelização junto ao seu público-alvo de forma orgânica.
Verdade seja dita: marcas que investem em marketing digital querem ser notadas! Sabemos que nem sempre as marcas podem alocar muitos recursos em mídia paga, mas isso não as impede de se destacar no digital de forma orgânica.
Se é o seu caso, com as ferramentas certas, o marketing de conteúdo pode ser um grande aliado, já que tem como objetivo a entrega de informação de qualidade para responder as principais dores e necessidades dos usuários.
Neste artigo, abordamos o marketing de conteúdo com um foco especial na indústria farma. Além disso, mostramos que, apesar da legislação rigorosa, você pode alcançar resultados bastante positivos, mesmo sem investir em links patrocinados.
O que é o marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo foca na criação e distribuição de valor para um público específico. Portanto, adotamos essa estratégia para construir relacionamento, conquistar autoridade, melhorar a lembrança de marca, atrair e fidelizar clientes.
A produção de conteúdo relevante que responda às dores das personas do seu negócio pode trazer resultados bastante satisfatórios. Por isso, vale explorar diferentes abordagens e investir na diversificação dos formatos, como vídeos, artigos, podcasts, webinars, e-mails marketing e cursos.
Por que investir em marketing de conteúdo orgânico?
O marketing de conteúdo é um trabalho que tende a mostrar resultados a médio e longo prazo, porém, durante essa jornada, é possível trabalhar na construção da confiança junto ao usuário, incentivando o relacionamento e engajamento ao entregar conteúdos de qualidade constantemente.
Para que esses resultados sejam alcançados, mesmo que de forma orgânica, alguns recursos podem (e devem!) ser incorporados à estratégia. Vamos lá!
SEO para blog e sites
Uma das formas de alcançar bons resultados orgânicos com o marketing de conteúdo é aplicando corretamente as estratégias de SEO. Dessa forma, quem tem um blog, site ou canal próprio pode investir na prática para ser encontrado mais facilmente quando os usuários pesquisarem por temas relacionados aos assuntos abordados no canal via Google e demais motores de busca.
Compartilhamento de conteúdo
Gerar valor para os usuários por meio da entrega de informação atrativa e relevante, é uma das formas de incentivá-los a interagirem e compartilharem seu conteúdo, seja pelas redes sociais, site ou blog. Essa ação é valiosa para a marca, uma vez que, além de aumentar o engajamento com os canais de interesse, auxiliam na pulverização das mensagens sem que seja necessário nenhum investimento financeiro.
Análise de dados
Talvez esse seja o principal ponto que irá nortear as ações para a conquista de resultados no marketing de conteúdo orgânico. Se o objetivo da marca é acompanhar a performance de um site, por exemplo, ao analisar dados que ajudam a entender a evolução dos KPI’s, como número de acessos, tempo de permanência em cada página ou a taxa de rejeição, é possível entender a performance dos conteúdos e os principais interesses do público, assim como formatos preferidos e fontes de tráfego, permitindo o direcionamento dos próximos materiais de forma mais assertiva.
Marketing de conteúdo na indústria farma
Dados do Relatório Dinâmicas e Tendências do Mercado Farmacêutico no Brasil, divulgado pela IQVIA, indicam crescimento de 10,5% no mercado farmacêutico e medicamentos em 2023. Logo, diante disso, estratégias para destacar-se no mercado, conquistar a confiança do público e gerar engajamento para a marca são fundamentais, e o marketing de conteúdo pode ser um bom aliado.
Na indústria farma, o marketing de conteúdo é uma das principais ferramentas para dialogar com todas as personas de interesse de maneira personalizada, sejam elas médicos e/ou profissionais da saúde, representantes comerciais ou o próprio paciente. Um conteúdo otimizado e consistente é uma peça fundamental em uma estratégia de marketing bem estruturada, já que é um recurso capaz de atrair, engajar e fidelizar o público-alvo em todas as etapas da jornada do usuário.
Exemplos de estratégias de conteúdos
Por exemplo, alguns formatos possíveis quando utilizamos estratégias de conteúdo orgânico no mercado farma são:
– Produção de conteúdo unbranded para médicos, visando relacionamento;
– Disparo de e-mails com materiais que possam contribuir e facilitar o dia a dia na prática médica, como guias e checklists que o médico possa utilizar junto a seus pacientes;
– Instrumentalização da força de vendas com materiais e treinamentos;
– Promoção de eventos, webinars e palestras voltadas ao especialista, com conteúdo do interesse da área de atuação do profissional;
– Canais sociais unbranded focados no diálogo com o paciente;
– Ações de inbound marketing para acompanhamento da jornada dos pacientes;
– Conteúdos informativos em blogs voltados ao paciente, com respaldo de especialistas da área, que geram mais credibilidade e confiança.
A rígida regulamentação complexifica a comunicação da indústria. Por isso, a produção de conteúdo deve seguir a legislação e as normas éticas para garantir o alcance correto e a conformidade legal.
Leia mais conteúdos como este:
4 tendências do marketing digital na saúde
Marketing para área da saúde: 4 estratégias para auxiliar na reputação da sua marca
Conte com a nossa experiência
Somos uma agência especialista em marketing digital e estratégias para a indústria farma, com quase 30 anos de experiência no setor. Para saber mais sobre como nossa expertise pode colaborar com estratégias de conteúdo para sua empresa, entre em contato.










