Pular para o conteúdo
  • A Agência
  • O que fazemos
  • Cases
  • Clientes
  • Blog
Fale conosco

Blog

  • Comunicação Integrada
  • Design
  • Digital
  • Eventos
  • E-books
Facebook-f Instagram Youtube Linkedin
marketing_humanizado

Marketing humanizado auxilia as marcas na busca por engajamento

  • Postado por D'lucca & Jota Comunicações
  • 11/09/2020
  • Digital

Entenda a importância de implementar o marketing humanizado nas suas estratégias; reunimos algumas dicas práticas

Muitas marcas admitem que é um verdadeiro desafio estabelecer conexões reais com seu público na internet e, por isso, o marketing humanizado tornou-se um termo recorrente para essa abordagem, ao buscar uma relação especial entre a empresa e seus consumidores de forma amigável, transparente e empática. O tema, inclusive, foi amplamente discutido durante o  Digitalks Expo 2020 | Digital Experience, assim como a importância e desafios da presença digital -, e ambos revelam a preocupação e necessidade das empresas em se conectar com o seu público, investir em relacionamento, ter empatia pelo seu cliente e clientes em potencial e mostrar o seu lado humano.  Uma pesquisa realizada pela Retail Dive mostra, por exemplo, que 70% dos consumidores desejam uma interação humana ao invés da robótica. Dentre eles, 48% afirmaram que a razão dessa preferência é porque o atendimento automático não consegue entender e ajudar de fato as suas necessidades.

Ou seja, a humanização da comunicação exige um esforço real de aproximação de modo a mostrar que determinado negócio realmente importa-se e se preocupa em sanar as dores do seu consumidor. Este, por sua vez, espera poder contar com o apoio da empresa, além de um acompanhamento personalizado.

Mas na prática, como aplicar o marketing humanizado?

Relacionamento, emoção, empatia e ética são os pilares em que se baseia o marketing humanizado e consistem em tratar o seu consumidor da forma que gostaria de ser tratado, dar a atenção que gostaria de receber e, principalmente, tornar aquela experiência especial.  Não só na internet, como na vida real, o que engaja as pessoas são as coisas naturais e verdadeiras. O consumidor não quer se sentir somente um número, mas uma parte importante para a empresa, por isso o relacionamento humanizado é tão valorizado e vai desde responder um comentário personalizado para @ nas redes sociais até o bilhetinho escrito a mão na tampa da caixa da pizza, por exemplo. Anote algumas dicas!

Responda aos comentários individualmente nas redes sociais

Esteja atento ao que as pessoas estão falando sobre a sua marca e responda aos comentários de forma direcionada, personalizada e, principalmente humana, mostrando que realmente se importa. No caso de reclamações, não deixe de responder, acolher e direcionar aos canais adequados. Jamais apague ou ignore comentários ruins, pelo contrário, mostre que a empresa está disposta a resolver e devolver uma experiência melhor ao consumidor em seu próximo contato.

Conheça o seu público

Isso é importantíssimo! Conhecer o seu público ajuda a direcionar a abordagem, o tom de voz, e a liberdade para se aprofundar no relacionamento. Em alguns casos, por exemplo, sempre de forma educada, é possível fazer brincadeiras leves e pertinentes de acordo com os comentários recebidos. Algumas marcas como a Netflix e Burger King já ficaram conhecidas e famosas por interagirem com seus clientes de maneira descontraída.

Seja acessível

Deixe de lado a burocracia e a inacessibilidade e esteja presente aos seus consumidores. É importante que algum atendente esteja disponível para auxiliar em uma compra on-line, por exemplo. Assim como oferecer formas fáceis de contato através do WhatsApp, Messenger, telefone ou e-mail (que devem SEMPRE ser respondidos, por favor!).

Também é válido mostrar os bastidores da sua empresa, apresente o colaborador que está por trás das conversas com o consumidor no chat do e-commcerce, mostre quem é a pessoa que está respondendo as dúvidas nas redes sociais. Tudo isso faz a diferença na construção do marketing humanizado, além de aproximar o colaborador do cliente, que se sentirá parte da empresa.

A D’Lucca & Jota é uma agência especializada em marketing com mais de 20 anos no mercado e pode auxiliar sua marca na definição de estratégias e soluções digitais para o seu negócio. Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.

Compartilhe:

← Anterior4 insights para quem está preocupado com a presença digital do seu negócio
Próximo → Marketing de defensores: como transformar clientes em advogados da marca

Compartilhe

leia também

Banner fala sobre Omhichannel: integração entre canais e consistência na experiência do cliente

Omnichannel: integração entre canais e consistência na experiência do cliente

Leia mais →

SEO PARA REDES SOCIAIS: COMO OTIMIZAR A PRESENÇA DIGITAL E AUMENTAR A VISIBILIDADE DA SUA EMPRESA

Leia mais →
healthcare marketing

Healthcare Marketing: a expertise da D’lucca no marketing da saúde humana, animal e ambiental

Leia mais →

Cultura Data Driven: transforme sua empresa com estratégias orientadas por dados

Leia mais →

Veja todos os posts →

Posts Relacionados

Banner fala sobre Omhichannel: integração entre canais e consistência na experiência do cliente

Omnichannel: integração entre canais e consistência na experiência do cliente

O conceito omnichannel trata da integração dos canais para potencializar vendas e fidelização. Entenda como aplicar essa estratégia e veja cases de sucesso! Muito além

Leia mais →

SEO PARA REDES SOCIAIS: COMO OTIMIZAR A PRESENÇA DIGITAL E AUMENTAR A VISIBILIDADE DA SUA EMPRESA

As redes sociais deixaram de ser apenas canais de interação social para se tornar uma ferramenta útil de pesquisa e descoberta. Hoje, usuários buscam diretamente

Leia mais →
healthcare marketing

Healthcare Marketing: a expertise da D’lucca no marketing da saúde humana, animal e ambiental

Com uma equipe multidisciplinar, há mais de 28 anos, estamos atentos tanto à legislação quanto aos movimentos globais relacionados à saúde. Esse acompanhamento contínuo é

Leia mais →

Veja todos os posts →

Inscreva-se na nossa newsletter

Facebook-f Instagram Youtube Linkedin

© 2025 D’lucca & Jota.
Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade e Termos de Uso

A Agência

O que fazemos

Cases

Clientes

Blog

Contato

© 2025 D’lucca & Jota.
Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade e Termos de Uso

  • A Agência
  • O que fazemos
  • Cases
  • Clientes
  • Blog
Fale conosco
WhatsApp