Pular para o conteúdo
  • A Agência
  • O que fazemos
  • Cases
  • Clientes
  • Blog
Fale conosco

Blog

  • Comunicação Integrada
  • Design
  • Digital
  • Eventos
  • E-books
Facebook-f Instagram Youtube Linkedin
Alcance orgânico no Facebook

6 maneiras de impulsionar o alcance orgânico no Facebook

  • Postado por D'lucca & Jota Comunicações
  • 20/02/2018
  • Digital

Planejamento, conhecimento e estratégia são pontos fundamentais para quem deseja melhorar o desempenho orgânico dentro das principais redes sociais

Quem nunca sonhou em alcançar maior alcance orgânico no Facebook, que atire a primeira pedra – desculpa Mark, você não vale. Não é de hoje que os profissionais de marketing digital vêm sofrendo com as mudanças propostas frequentemente pela plataforma, sendo forçados a repensar suas estratégias para manter os fãs (atuais e futuros) engajados.

Recentemente – para desespero dos social media – a equipe do Facebook anunciou uma nova mudança que irá reduzir ainda mais o alcance das publicações das fan pages: as postagens de página que geram conversas entre pessoas trarão maior alcance. Segundo a rede social, a ideia é potencializar o envolvimento entre amigos, intuito inicial da rede, que acabou se perdendo ao longo dos anos.

Enquanto as mudanças não chegam, separamos algumas estratégias – sempre úteis! – que vão te ajudar a melhorar seu alcance orgânico dentro da plataforma.

  1. Alcance orgânico no Facebook: planeje-se

Antes de dar início a qualquer trabalho, é essencial traçar as principais metas e objetivos. É preciso ter planejamento.  Tanto do conteúdo, quanto de como (e quando!) ele será entregue. Para facilitar esse trabalho e evitar dores de cabeça, tenha sempre em mãos um calendário editorial.

  1. Falando em conteúdo…

O Facebook adora quando você compartilha conhecimento com os fãs. Mas lembre-se: quantidade não é qualidade! Portanto, antes de sair escrevendo por aí, busque entender se o que está entregando é útil para o público e em como deseja atingi-lo com isso. Dessa forma, você evita que a audiência perca facilmente o interesse pelo seu produto ou serviço.

  1. Senta aqui, vamos conversar

A interação é uma das maiores aliadas nas redes sociais. Quanto mais você conversa com seus seguidores, maior a chance de mantê-los engajados. Por isso, deixe seu canal de comunicação sempre aberto, faça perguntas e enquetes, peça opinião.

  1. Marque presença

Não deixe sua audiência esperando. As pessoas hoje “exigem” a informação em tempo real. Responder aos comentários, mensagens e dar atenção ao seu público é determinante para que ele volte a te procurar.

  1. Use o Facebook Insights

O Facebook Insights é uma ferramenta gratuita que permite acompanhar o desempenho de cada postagem. Por meio dele é possível extrair dados importantes para mensurar a interação do público e, com base nos resultados, traçar os próximos passos dentro da sua estratégia de conteúdo. Mas não se esqueça: a ferramenta só se torna verdadeiramente eficaz quando você consegue atingir o público certo. Para isso, uma boa dica é trabalhar com personas.

A descrição de personas é uma das ferramentas mais importantes dentro da estratégia de marketing digital. É nesse momento que determinado negócio ou serviço passa a entender – por meio de pesquisas e análise de dados, é claro – quem é seu público ideal. Portanto, para gerar não só números, mas resultados, nunca pule esta etapa.

  1. Ei, clica aqui, ó:

Agora que você já conquistou a atenção e o interesse da sua audiência, é necessário convencê-la a executar uma ação. Para tanto, é muito importante que o “call to action” traduza de maneira eficaz o que se deve fazer naquele contexto ou guie o leitor sobre como interagir com o cenário proposto.

Um bom call to action, além de gerar conversões, pode fazer com que o seu cliente trabalhe para você. Mas como? Nota-se que hoje, o compartilhamento é uma ferramenta poderosa de disseminação de conteúdo. Assim, quando conseguimos comover o público de tal maneira que ele sinta vontade de dividir aquela informação com os amigos, mais propaganda rápida – e gratuita – você trará para o seu negócio.

Veja também 5 estratégias para aumentar o tráfego orgânico do seu site clicando aqui.

 

Compartilhe:

← AnteriorQuiz D’Lucca & Jota – Se a agência fosse uma escola de samba, quem você seria?
Próximo → Escrever é transpiração: 3 dicas de marketing de conteúdo

Compartilhe

leia também

Banner fala sobre Omhichannel: integração entre canais e consistência na experiência do cliente

Omnichannel: integração entre canais e consistência na experiência do cliente

Leia mais →

SEO PARA REDES SOCIAIS: COMO OTIMIZAR A PRESENÇA DIGITAL E AUMENTAR A VISIBILIDADE DA SUA EMPRESA

Leia mais →
healthcare marketing

Healthcare Marketing: a expertise da D’lucca no marketing da saúde humana, animal e ambiental

Leia mais →

Cultura Data Driven: transforme sua empresa com estratégias orientadas por dados

Leia mais →

Veja todos os posts →

Posts Relacionados

Banner fala sobre Omhichannel: integração entre canais e consistência na experiência do cliente

Omnichannel: integração entre canais e consistência na experiência do cliente

O conceito omnichannel trata da integração dos canais para potencializar vendas e fidelização. Entenda como aplicar essa estratégia e veja cases de sucesso! Muito além

Leia mais →

SEO PARA REDES SOCIAIS: COMO OTIMIZAR A PRESENÇA DIGITAL E AUMENTAR A VISIBILIDADE DA SUA EMPRESA

As redes sociais deixaram de ser apenas canais de interação social para se tornar uma ferramenta útil de pesquisa e descoberta. Hoje, usuários buscam diretamente

Leia mais →
healthcare marketing

Healthcare Marketing: a expertise da D’lucca no marketing da saúde humana, animal e ambiental

Com uma equipe multidisciplinar, há mais de 28 anos, estamos atentos tanto à legislação quanto aos movimentos globais relacionados à saúde. Esse acompanhamento contínuo é

Leia mais →

Veja todos os posts →

Inscreva-se na nossa newsletter

Facebook-f Instagram Youtube Linkedin

© 2025 D’lucca & Jota.
Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade e Termos de Uso

A Agência

O que fazemos

Cases

Clientes

Blog

Contato

© 2025 D’lucca & Jota.
Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade e Termos de Uso

  • A Agência
  • O que fazemos
  • Cases
  • Clientes
  • Blog
Fale conosco
WhatsApp